sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CRIANÇAS FRANCESAS NÃO FAZEM MANHA: uma reflexão sobre A P-A-U-S-A



Oi mamães!!

Vocês já leram o livro de Pamela Druckerman que trata dos segredos parisienses para educar os filhos?

Eu posso dizer que venho ‘tentando’, seja nas filas de banco ou na recepção de algum consultório, umas páginas aqui e uns capítulos ali. E quem sabe um dia eu finalize... hehe.

Mas vamos ao que interessa, ou melhor, ao que realmente chamou a atenção para os primeiros capítulos do livro: A P-A-U-S-A (La Pause), pausa para observação antes da ação, como por exemplo, pausa para observar o bebê que chora, em vez de correr desesperadamente para pegá-lo no colo. 



A maioria dos pais e principalmente os de primeira viagem são inseguros e ansiosos, não é verdade? Qualquer resmungo do bebê e/ou solicitação da criança, acabam atendendo prontamente.

O pediatra Michel Cohen oferece ‘conselhos’ aos pais parisienses e explica que devem ensinar os filhos a lidar com a frustração desde cedo:

“Os pais que demoravam um pouco mais a atender quando o bebê chorava de madrugada, sempre tiveram filhos que dormiam melhor, enquanto os pais ansiosos tinham filhos que acordavam repentinamente à noite até se tornar insuportável”, diz Cohen.

Razões para PAUSA com bebês: 1. É normal que os bebês em seus primeiros meses façam barulhos e movimentos enquanto dormem, e os pais não precisam se preocupar; 2. Bebês acordam entre ciclos de sono, que duram por volta de 2 (duas) horas e choram pois estão começando a aprender a conectar esses ciclos e se os pais correm para acalmá-lo, ele terá dificuldade em conectar os ciclos sozinho e precisará sempre da ajuda de um adulto para voltar a dormir.

Mas se o choro for persistente, é hora da ação, pois ele pode estar realmente com fome, com a fralda suja ou precisando de um colinho.  

Cohen salienta que você não deve deixar o bebê berrando, mas apenas dar uma chance para que possa aprender sozinho, durante a pausa. Isso acontece nos 2 (dois) primeiros meses de vida de vida, ou melhor, pais que fazem a PAUSA nos dois primeiros meses de vida do bebê, contribuirão para que ele possa aprender a voltar a dormir sozinho a cada novo ciclo. E assim, não terão que ‘deixar chorar até dormir’ mais tarde. Na verdade, Cohen diz que os maus hábitos de sono se formam até o 4 (quarto) mês de vida.

As mães francesas fazem a PAUSA para ensinar os bebês e as crianças a terem paciência e consideram apenas questão de bom-senso o uso da Pausa.

Na verdade a questão da PAUSA, despertou em mim diversos questionamentos, dúvidas e incertezas, mas na verdade acredito que seja até saudável para a criança, aprender a esperar. Não sei se teria ‘coragem’ de aplicar a Pausa com um bebe de meses de vida, mas acho válido deixar esperar um pouquinho. Nossas crianças não querem saber de esperar, desejam tudo de imediato e nós acostumamos elas assim.

Druckerman investigou a PAUSA aplicada com os bebês franceses, mas de alguma forma, imagino que podemos reproduzir com nossas crianças. Se ensinarmos a esperarem hoje, talvez no futuro, possam tornar-se adultos mais pacientes e menos inseguros.

E vocês mamães, aplicariam a PAUSA?

Bom, por hoje é só. Em breve farei outros Posts com base no mesmo livro, destacando temas e questões que considerei interessantes e até instigantes.

Aguardem!!!

Beijinhuxxxxx
FLÁVIA
MAMÃE FASHION




2 comentários:


  1. Olá,achamos o seu Blog muito interessante e gostaríamos de propor-lhe uma parceria.
    Somos uma empresa que produz e comercializa produtos sustentáveis como Fraldas Ecológicas e (em breve) Sabonetes naturais.
    Poderia nos informar seu e-mail ou outra forma de contato, para poder apresentar-lhe a nossa proposta e ver se está interessada?
    Contato: sac@biolinum.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!