sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A CHEGADA DE MAIS UM FILHO by Psi.Juliana



Todo casal quando da decisão de aumentar a família, a partir de uma nova criança, deve se preocupar em preparar o primeiro filho para a chegada do (a) irmãozinho (a). E assim que o resultado do exame de gravidez der “positivo”, é hora de compartilhar a alegria da notícia e envolver o primeiro filho em todas as mudanças que virão. É aconselhável que ele possa acompanhar o crescimento da barriga da mamãe, mês a mês, sentir o bebê mexer, compartilhando todas as sensações, de forma que possa compreender a importância do seu papel de irmão (a).
Os pais podem dizer à criança, que em breve chegará um (a) irmão (a) e que será um (a) companheiro (a) de brincadeiras, que ele ajudará nos cuidados, e que o irmão mais velho sempre será um exemplo a ser seguido pelo mais novo. O incentivo é fundamental para que o primogênito não pense que o bebê irá tirar o seu lugar na família ou substituí-lo.
As crises de ciúmes poderão aparecer, mas se a gravidez e o nascimento do irmão forem encarados como algo alegre e estimulante, tudo ficará mais leve de administrar.
Com o nascimento do segundo filho, é natural que a atenção esteja mais voltada para ele, mas e o que acontece com o filho mais velho? Muitas vezes, se sente colocado de “escanteio”, pois, por exemplo, as visitas chegam com presentes e mimos para o recém-nascido, elogiam sua beleza, sua graça e sem querer dedicam apenas atenção ao bebê. E ainda devemos considerar, o contato físico com a mãe que o bebê recebe ao mamar, e as atenções especiais durante o banho, trocas de fraldas, etc.
Mas é importante lembrar que o primeiro filho precisa de tempo, de atenção e de conversa - não esqueça disso! Pequenas atitudes como: elogios, carinhos, mimos adicionais são primordiais, para que a criança se sinta querida e feliz, com a chegada do irmão.    
                                                          
 Psi. Juliana Porto (CRP 12/03845)
                                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!