terça-feira, 4 de setembro de 2012

MANUAL DE ALEITAMENTO MATERNO: LEITURA RECOMENDADA PARA MAMÃES GESTANTES E LACTANTES

Ola mamães!
Tenho encontrado muitas mamães cheias de dúvidas sobre amamentação e com dificuldades no processo inicial de amamentar.


Lembro que comigo também não foi fácil, mas o que me ajudou muito foi participar de uma palestra com a Dra. Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos* durante a gestação (a palestra é gratuita e oferecida pela Loja Shanon Enxovais, durante o Curso de Gestantes), pois aprendi muito sobre a mama, a pega, a ordenha e todos os detalhes importantes para as mamães de primeira viagem (amamentei até o 11º mês da minha filha e garanto que ela ficou cheia de saúde, nunca ficava doente, não tinha reação às vacinas, não tinha febre...e a recuperação da minha cirurgia foi super rápida, as dores foram embora logo e a cicatrização foi excelente).
E então, hoje comecei a pesquisar na internet e acabei encontrando, um material super completo sobre Amamentação – e assim quem sabe eu possa ajudar um pouquinho as mamães gestantes e lactantes, indicando a leitura do ‘MANUAL DE ALEITAMENTO MATERNO’ da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) de 2010, publicado por Renata Sarmento, cuja colaboradora é a própria Dra. Evanguelia.
SARMENTO, Renata. Evidências Científicas que sustentam os dez passos para o aleitamento. 2012. FEBRASGO.
                                                                      
                                             INDICE









 Vocês podem acessar o material completo através do link:
*Quem é a Dra. Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos:
Enfermeira graduada pela UFSC, especialista em Enfermagem em Saúde do Adulto e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, MEC/FIOCRUZ. É Mestre em Assistência de Enfermagem e Doutora em Enfermagem. Atuou como enfermeira durante 30 anos na Maternidade Carmela Dutra, SES/SC, foi Gerente de Enfermagem da MCD e Diretora Geral da instituição no período de 2001 a 2002. Foi uma das idealizadoras e autoras do projeto de Banco de Leite Humano e Central de Informações sobre Aleitamento Materno da MCD, fundado em 1979. Consultora do Ministério da Saúde Área da Criança e Aleitamento Materno de 1993 a 2005. Membro da Comissão Técnica para elaboração e implantação do Programa Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) da Área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Credenciada como Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo INTERNATIONAL BOARD OF LACTATION CONSULTANT EXAMINERS para o período de 2000-2005, sendo recertificada em 2006, para o período de 2007-2011 e em 2011, para o período de 2012-2016. É membro efetivo da International Baby Food Action Network - IBFAN - Brasil desde 1993. Conselheira em Amamentação e em Alimentação Infantil no contexto do HIV/aids pela OMS/OPAS e UNICEF.

O Post ficou giganteeee!
Mas foi por uma boa causa! AMAMENTEM!
Beijinhuxxxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!